quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Com vitória do movimento, desocupamos a reitoria!

Ocupação termina vitoriosa!
Mais tempo para discutir o Reuni!

Conforme anunciado na assembléia da segunda-feira da semana passada, que contou com mais de 500 estudantes no gramado da reitoria, o movimento de ocupação havia entrado com uma representação no Ministério Público Federal contra o Consuni. Ao longo da semana, soubemos que o MPF apoiava a ação dos estudantes e encaminharia um ofício ao reitor, o professor Ícaro Moreira, de modo que ele deveria dar uma resposta positiva com relação à revogação do Consuni e que a Universidade Federal do Ceará deveria passar um tempo maior em debate sobre o Plano de Reestruturação das Universidades Federais.

Ontem, dia 6/11, o reitor enviou ofício à Procuradoria da República no Estado do Ceará - órgão do Ministério Público Federal - , que chegou hoje para conhecimento dos ocupantes e da universidade em geral. Segue uma cópia do documento:

Nele, o reitor deixa claro um comprometimento em aprovar um calendário de discussão sobre o Reuni, com audiências abertas acompanhadas pelo Ministério Público Federal, incentivando ainda que os conselhos de centros e faculdades promovam ampla discussão sobre o Reuni. Depois disso o CONSUNI será convocado para que seja votada a adesão ou não da UFC ao programa federal.
A reitoria também confirmou presença, através do documento, na reunião marcada para amanhã, dia 8/11 às 9h30 no prédio da PRCE. Abaixo, mapa com a localização do prédio, retirado do site da própria Procuradoria:

http://www2.prce.mpf.gov.br/prce/pr/extra/prceLocalizacaoSede.htm

Desde a segunda-feira, permanecíamos na ocupação, firmes e incomodando, porque tínhamos o pensamento em uma vitória significativa para o movimento. A ocupação aconteceu por um motivo sério. Havia centenas de estudantes mobilizados e dezenas dormindo toda noite porque acreditamos estar defendendo a universidade pública de qualidade, e o ofício do reitor, em resposta à pressão do movimento por meio do MPF, é a recompensa de todo o esforço que se materializou na ocupação de 14 dias. Exatamente por ser pública, contamos com pessoas não necessariamente estudantes da UFC, pois o assunto diz respeito a possíveis estudantes e à sociedade em geral, que em muito se beneficia com ensino, pesquisa e atividades de extensão com qualidade.

O site da UFC passou o final-de-semana e a segunda-feira cheio de matérias contra o movimento, então ontem tivemos a visita da imprensa, que desejava saber o porquê da ocupação continuar se o reitor já havia se mostrado aberto ao diálogo. Ora, a vitória verdadeira chegou hoje, com a carta. Aprovamos a desocupação em assembléia e os cartazes, as faixas, os colchonetes e todo o material foram retirados, mas a luta com certeza ainda continua.

Amanhã, na PRCE!
E, depois, nos debates!

5 comentários:

Amanda Diógenes disse...

Dezenas dormindo TODO O DIA??
Revisem melhor o texto antes de postar. Quer dizer que os ocupantes foram à Reitoria para dormir o dia inteiro?

Unknown disse...

OCUPAÇÃO VITORIOSA MAS A LUTA CONTINUA!E isso aí estudantes vamos lutar para que a UFC não ser privatizada. NÃO AO REUNI.

Unknown disse...

Companheiros,

Segue abaixo os links p/ o vídeo da sessão fechada do COUN do dia 30/10, que deliberou sobre o plebiscito, e a adesão da UFPR ao REUNI, apesar da ocupação não estar disponibilizando estes vídeos nem se esforçando em divulgá-los me sinto no direito em passar os links p/ outros companheiros que estão na luta, por uma atitude anti-democrática os conselheiros votaram por impedir a filmagem no meio da sessão antes que entrasse em pauta o REUNI, mesmo assim conseguimos captar o audio. Cientes de que poucos até agora sabem como foi esse COUN que se reuniu de maneira praticamente secreta, o DCE/UFPR e o Coletivo Soylocoporti repassam esse vídeo para que todos os estudantes saibam o que aconteceu em tal sessão e pedimos que seja divulgado para suas respectivas listas.

O Vídeo está dividido em três partes:

.

http://www.youtube.com/soyporti

http://www.youtube.com/watch? v=v9VWdLP2qHg

http://www.youtube.com/watch? v=dChalTw- wA8

Saudações,

Gustavo Castro

www.dce.ufpr.br
www.soylocoporti.org.br

Kraks disse...

om dia, boa tarde e boa noite a todos que fazem parte do blog ou simplesmente lêem as mensagens que saem no email oficial.
Na semana da ocupação eu, Miguel Martins, estive na reitoria para entrevistar os estudantes do movimento e dessa entrevista apurar o maior número de conteúdo possível para enviar um release para os meios de comunicação (TV e Rádio, apenas).
Tive a sorte e o prazer de conversar com Victor Pereira, aluno do curso de História e membro da comissão de comunicação do movimento.
Porém, após conseguir o material necessário para a iniciação do release, o inesperado (ou esperado) acontece e a Reitoria é desocupada. Daí metade do meu trabalho foi por água abaixo.
Como não posso perder esse trabalho, pois afinal de contas, ele é um trabalho de conclusão do semestre, eu e meu professor, Danilo Patrício, resolvemos ir além e gostaria de conversar, ou mais uma vez com Victor Pereira, ou talvez, com outro membro da organização que esteja interado de todos os acontecimentos posteriores a ocupação.


Proposta:

Tenho que fazer um release que conte todos os pontos de vista positivos do movimento e tentar inserí-lo na mídia televisiva ou radiofônica. Como a OCUPAÇÃO não existe mais, gostaria de saber o que acontece a partir de agora, pois a ocupação era só uma forma de conseguir objetivos e não era o objetivo em si.

Bem proponho que façamos uma entrevista, a partir da desocupação sobre tudo o que a reitoria fez e sobre todo o movimento em si, que deve está mais firme e mais forte do que no início.

Ocupação da Reitoria disse...

Amanda, valeu a observação. Foi um erro de posição de palavras que já foi corrigido, mas é bom deixarmos bem claro que os estudantes não estavam lá para dormir. Talvez, muito pelo contrário, nós bem sabemos (e isso é bom dizermos para todo mundo) que o dia-a-dia na ocupação era cheio de discussões sobre o Reuni, sobre a universidade, mobilizações e trabalho de divulgação. Além disso, tínhamos que conciliar com nossas responsabilidades como estudantes, com nossas aulas, trabalhos e provas.
"kraks"/Miguel, o blog continua, dizendo como está indo o movimento. Ficamos de fato um bom tempo sem atualização, mas a partir de hoje isso vai mudar. Confira hoje e nos próximos dias.