terça-feira, 30 de outubro de 2007

Estudantes continuam Ocupando a Reitoria

Nesta última segunda-feira, 29, após lerem a nota publicada no site da UFC, assinada pelo Reitor Ícaro Moreira, os estudantes que estão ocupando a Reitoria decidiram pela continuação da Ocupação. Haja visto que o conteúdo da nota publicada não refletia o que foi acordado na reunião de intermediação ocorrida no último domingo, 28, na casa de José de Alencar. Esta reunião contou com a presença de três representantes da ocupação, personalidades públicas - que mediaram a conversa - e a Administração Superior da universidade.

Neste mesmo dia, às 18:30 horas, ocorreu um Conselho de Entidades de Base [1] (CEB) no salão Nobre da Reitoria. Este havia sido solicitado em caráter de urgência ao Diretório Central do Estudantes (DCE) pela plenária da ocupação no último domingo, 28, através de seu Secretário-Geral. Porém, a diretoria do DCE passou por cima da decisão da plenária e convocou o CEB para quarta-feira, 31, na sede do DCE. Argumentando que precisava de pelo menos 48 horas para convocar todas entidades. Mesmo diante dessa manobra do DCE o CEB se instalou com o quórum mínimo, 13 entidades. Vale ressaltar, que o DCE retirou-se do CEB e não marcou sua presença.

Neste CEB as entidades presentes deliberaram que o CEB é contra o REUNI e convocaram uma Assembléia Geral de Estudantes para quarta-feira, 31, às 9:30 horas, no Pátio da reitoria. As pautas a serem discutidas são o REUNI, a Ocupação da reitoria e a revogação da decisão do CONSUNI.

Hoje, 30 de outubro, ocorreram uma série de debates nos campi sobre o REUNI, cujo projeto a UFC já encaminhou ao MEC no último sábado, 27. Estes debates foram organizados pelos próprios estudantes, ocupantes e não-ocupantes, e contaram com a presença de expositores que defendiam o REUNI, membros da comissão que elaborou o projeto da UFC, e expositores que criticavam-o, representantes do ANDES-SN [2].

-----
[1] O CEB é uma instância do Movimento Estudantil da UFC, superiror a diretoria do DCE, que congrega todos os Centros Acadêmicos (CA's), Diretórios Acadêmicos (DA's), Conselho de Residentes Universitários da UFC (COREU) e Diretório Central dos Estudantes (DCE).

[2] O ANDES-SN é a Associação Nacional de Docentes de Ensino Superiror - Sindicato Nacional.

Um comentário:

Unknown disse...

A EPCFOR (Escola Popular Cooperativa de Fortaleza) localizada na rua Juvenal Galeno, FONE : 9998-2079, BLOG : ep-epcfor.zip.net, vem por meio desta se solidarizar com os companheiros que estão ocupando a reitoria defendendo uma causa legítima e de interesse de todos para se ter uma educação de qualidade.
Sabe-se que o REUNI veio para desqualificar a educação, pois é um absurdo que se amplie as vagas nas universidades sem se ter estrutura para receber esta demanda,é inaceitável que todo ano 90% dos universitários passem de semestre sem alcançar a média estabelecida, isso é considerado um retrocesso na educação. A EPCFOR já liderou recentemente com outras instituições lutas pela isenção e com muito esforço obtivemos vitória, com vocês não vai ser diferente. Desde já registramos nosso total apoio no sentido de mandar representantes da EPCFOR para apoiá-los e divulgar esta luta para todas as EPCs(Escolas Populares Cooperativas) em Fortaleza.