sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Continua a Ocupação da Reitoria na UFC

Ainda hoje, dia 26/10/2007, a Reitoria continua ocupada por estudantes da UFC (Universidade Federal do Ceará) e de outras instituições como UNIFOR (Universidade de Fortaleza), FIC (Faculdade Integrada do Ceará), e UECE (Universidade Estadual do Ceará), em protesto às agressões físicas e ao modo como o REUNI foi aprovado na última reunião do CONSUNI, dia 19/10/2007. A informação que aconteceria a reunião de adesão ao REUNI foi vazada, e alguns estudantes foram tentar assistir e ter direito a voz no CONSUNI. Como sabemos, estudantes foram agredidos fisicamente por seguranças da UFC. Não, os estudantes não pularam a grade, como diz a Administração Superior. Relatos estudantis revelam que algumas declarações do Reitor foram de teor estranho, pois tentava justificar a brutalidade da ação de seus seguranças como uma tentativa de "proteger" os professores. Na nota oficial consta que não houve agressão, e sim uma tentativa de pular a grade.

O projeto do REUNI tem aproximadamente 140 páginas, e no momento de aprovação só foram lidas 26 páginas. Que tipo aprovação democrática é essa? Sem diálogo, sem transparência, sem debate? Estamos falando de sujeitos, que foram agredidos, não só fisicamente, como moralmente. Estamos falando da Comunidade Acadêmica, que se sente extremamente entristecida pelos últimos acontecimentos. Estamos falando dos nossos direitos, de uma Universidade Pública de Qualidade, do direito a voz, do direito ao diálogo. A violência foi feita por parte dos seguranças, e não por parte dos alunos.


VAMOS À LUTA!

Autora: Lorrana Calíope
UFC Psicologia – Campus Sobral

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns ao movimento, que continua ocupando a REItoria da UFC vamos em frente nessa luta não importa que tenhamos que enfrentar os rojões as armas e a tirania dos que são contra as Universidades públicas.
AUTOR: ANTONIO FREDERICO
ESTUDANTE DE TELEMÁTICA - FIC
CAMPUS ALDEOTA