sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Moções de repúdio ao acontecido no dia 19/10/2007

Centro Acadêmico Wilson Dias (C. A W. D.)
Odontologia UFC – Campus Sobral.

Moção de Repúdio ao Reitor da UFC e de total apoio ao Movimento Estudantil.

O Centro Acadêmico Wilson Dias (CAWD) do campus Sobral – UFC torna público seu repúdio ao reitor da Universidade Federal do Ceará – UFC pela forma antidemocrática em que foi aprovado o REUNI, pela reunião “às escondidas” do CONSUNI, além da violência com que foram tratados os 15 estudantes e os 2 professores que reivindicaram discussões acerca do projeto com todos os setores que fazem parte desta universidade, que é nossa!
Não se tratou de um ato de “vandalismo”! Éramos apenas estudantes manifestando um direito que é nosso, munidos de nossa única arma, que é o conhecimento. Tornamos público, também, o nosso desejo incessante de, junto ao movimento estudantil da UFC, apoiar a revogação do CONSUNI, quando estudantes foram agredidos enquanto o reitor aprovava “às pressas” mais essa medida nefasta para a universidade pública.
Sentindo a necessidade de endurecer a batalha pela revogação do CONSUNI, nós, do Centro Acadêmico Wilson Dias, do curso de Odontologia – UFC – Campus Sobral, colocamo-nos na luta contra todas as reformas neoliberais que retirem direitos dos trabalhadores.Voltar a época da ditadura? NUNCA MAIS!


Centro Acadêmico Wilson Dias
Odontologia – UFC – Campus Sobral.


___________________________________________________________________

Saudações estudantis!


O CAP UFPR - Centro Acadêmico de Psicologia da Universidade Federal do Paraná, manifesta seu repúdio à forma com que os estudantes da Universidade Federal do Ceará vem sendo tratados pela Reitoria da Universidade e seus seguranças. Acreditamos que a construção coletiva através do diálogo é fundamental e não pode ser, de forma alguma, ameaçada por ações truculentas e antidemocráticas das autoridades universitárias. Que a luta dos nossos companheiros aumente a cada dia e que juntos possamos barrar nacionalmente o Decreto 6.096/2007 do Governo Federal, que ataca a Autonomia Universitária e sucateia cada vez mais a Universidade Pública. Pelo diálogo ao invés da violência.

CAP UFPR - Curitiba, 24 de outubro de 2007

5 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

E dá-lhe movimento estudantil!

Contra o autoritarismo, truculência e REUNI: vamos à luta!

É empolgante ver os estudantes enfrentarem o projeto mercadológico de lula-pt de continuidade neoliberal de fhc e passarem por cima da burocracia do próprio m.e. (une, dces, etc).

Parabéns pela mobilização! Até a vitória!
Saudações populares,
Bruno G. Terribas
jornalismo_unesp_bauru(sp)

cesar disse...

moção de apoio do movimento de ocupação da reitoria da ufpr!
____________

O decreto do Reuni comprovou que a ofensiva da precarização na universidade pública é grande. Do lado de cá, o movimento estudantil, com apoio de professores e técnicos, mostrou que a nossa resistência não vai ser menor. Se eles querem inchar a universidade, nós defendemos uma real expansão desta, com qualidade. Se eles querem que isso seja aprovado de qualquer forma, a qualquer custo, nós resistimos, escrevemos textos, fazemos debates, oficinas, atos e ocupamos reitorias intransigentes.
É uma pena que a universidade sofra tal ataque a ponto de uma ocupação não ser nada menos do que uma necessidade. Mas esse momento difícil mostra a força do movimento, nossa capacidade de resistir e não permitir que esse desmonte da educação aconteça.
Resistimos porque sonhamos. E sonhamos porque lutamos por uma universidade pública, gratuita, de qualidade, com ensino pesquisa e extensão para todos. Não é a universidade que temos hoje. Não é a universidade que o Reuni propõe.
Nosso projeto passa por uma transformação da educação e da sociedade em que vivemos.O movimento estudantil mostra sua força e sua determinação quando não somos meros espectadores nesse processo. Mas a vanguarda das lutas pela educação pública. Toda ocupação é legitima e combativa. Toda a criminalização do movimento social pela mídia burguesa e os aparatos do Estado deve ser combatida. Na UFPR continuamos na luta e não vamos parar até barrar o Reuni, com ou sem reintegração de posse, até construirmos a nossa universidade, até derrotarmos o neoliberalismo.
Assim parabenizamos e declaramos nosso total apoio aos estudantes ocupados na UFS, UFC, UFRJ, UFSCAR, UNIR, UFBA, UNIRIO, UFRRJ e aos estudantes de todas as Federais na luta contra o Reuni.”


Movimento de Ocupação da Reitoria
da Universidade Federal do Paraná

Luka disse...

Nós do Centro Acadêmico Benevides Paixão da PUC/SP demonstramos nosso apoio às ocupações das reitorias da UFSCar, UNIR, UFSC, Unirio, UFRRJ e UFC por entender que esta ação é resposta direta ao mais brutal dos ataques do governo Lula à educação pública, ou seja, o decreto do Reuni.

Por estarmos na luta no primeiro semestre contra os decretos - em solidariedade às universidades estaduais paulistas - do Governador Serra, que seguiam a mesma lógica da Reforma Universitária e o Reuni de Lula, e entender o quão necessário é a mobilização da comunidade frente a este projeto de universidade que só vem para agilizar a lógica da mercatilização do ensino público.

Saudações,

CA Benevides Paixão
Gestão Molotov

Luka disse...

Os militantes do Campo Barricadas Abrem Caminhos apoiam as recentes
ocupações de reitoria acontecidas na UNIR, UFS, UFSCar, UFC, UFPE, UNIRIO e UFRRJ pois estes movimentos egrossam a mobilização nacional
iniciada nas ocupações da Unicamp e USP contra o sucateamento da
educação pública no estado de São Paulo e ganharam peso com a resposta
dos estudantes da UFBA, UFRJ, UFPR, UFF e Unifesp-Guarulhos ao
truculento ataque do Governo Lula às universidades federais com o
criminoso Reuni!

Acreditamos que as mobilizações acontecidas de norte a sul do país
mostram o quanto a comunidade universitária está contra este projeto
de aprofundamento do sucateamento do ensino público e mostra o quanto
o governo brasileiro vem sendo autoritário com a implementação do
Reuni sem ao menos consultar a comunidade das universidades federais
se há vontade de aderir ou não ao decreto!

Seguimos na luta apoiando todos os movimentos de ocupação de reitoria
que vem pipocando pelo país e dizendo NÃO ao Reuni e a Reforma
Universitária!

Campo Barricadas Abrem Caminhos