sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Moção de repúdio da ANDES e Movimento Estudantil da UFC

O ANDES - Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior repudia a escalada de violência e de criminalização dos movimentos sociais, orquestradas nos últimos dias por reitorias de universidade federais, e manifesta apoio aos estudantes, técnicos-administrativos e docentes que, em uma atidade tipicamente acadêmica, inflamam o debate sobre o futuro da universidade brasileira, ao posicionarem-se contrários às imposições que visam a (des)estruturação da educação superior.
Brasilia, 24 de outubro de 2007
Diretoria do ANDES - SN
____________________________________________
Moção de Repúdio
Reitoria da UFC manda segurança terceirizada agredir estudantes
No último dia 19/10/2007, durante a reunião do Conselho Universitário (CONSUNI), a Reitoria da UFC (Reitor Ícaro e seu vie Jesualdo), no intuito de aprovar o REUNI sem envolver a Comunidade Universitária, mandou a segurança terceirizada agredir os/as estudantes que protestavam contra a falta do debate democrático na UFC.
Os estudantes terceirizados estavam com cacetetes e até coletes, enquanto que os/as estudantes possuíam como arma somente seus conhecimentos de universidade pública e a vontade de que o debate sobre o REUNI fosse feito de maneira verdadeiramente democrática na UFC. Todo o processo lembrou os tristes anos da ditadura militar no Brasil. Também é bom lembrar que logo na 1ª greve do SINTUFC ocorrida na atual gestão da Reitoria, a reação da mesma foi de proibir os piquetes do/as servidores/as com multa, através do Interdito Proibitório.
Os/as estudantes, que não são ladrões e não precisavam desta violência, queriam centralmente que fosse adiado o momento de decisão se a UFC entra ou não no REUNI, visto que:
  • Ainda havio prazos para a adesão da UFC, com perda apenas de atraso na entrada da verba do projeto;
  • Nesta reunião do CONSUNI não foi apresentado o projeto COMPLETO da UFC;
  • Até hoje a Reitoria não publicizou, apesar de vários pedidos, os dados da UFC sobre o REUNI;
Os/as estudantes queriam que houvesse debate em cada curso, departamento, centro com cada segmento da comunidade universitária e só depois disso, de um amplo e verdadeiro debate democrático, onde todos tivessem as mesmas condições, é que a decisão da UFC fosse tirada.
Diante dos fatos:
Conclamamos a Comunidade Universitária a repudiar essa atitude facista do REItor da UFC que nos faz lembrar o período em que a ditadura militar amordaçou as Universidades Brasileiras.
Conclamamos todos/as a defender também a revogação dessa decisão do CONSUNI que afetará o futuro dessa instituição, e que tenhamos outro espaço de decisão.
PELA REVOGAÇÃO IMEDIATA DO CONSUNI DE 19/10/2007
REPÚDIO A TRUCULÊNCIA E AGRESSÃ DA REITORIA
DEMOCRACIA JÁ! ELEIÇÕES PARITÁRIAS!
MOVIMENTO ESTUDANTIL DA UFC

Um comentário:

mota disse...
Este comentário foi removido pelo autor.