sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Manifesto de Ocupação da Reitoria da UFC - Relato Oficial

Nós, estudantes da Universidade Federal do Ceará, que estamos ocupando a reitoria desta universidade, viemos publicamente informar a toda a Comunidade Universitária e a toda Sociedade o real motivo pelo qual estamos aqui reivindicando a democracia na UFC.
Na sexta-feira, 19 de outubro de 2007, houve a reunião do CONSUNI (Conselho Universitário), órgão deliberativo máximo da UFC, que aprovou a adesão desta instituição ao Programa de Apoio e Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), um decreto do no. 6096 do Governo Federal bastante polêmico, uma vez que atrela a verba disponibilizada ao cumprimento de suas metas ao longo de cinco anos. O REUNI têm duas principais metas:
  • O aumento da relação de aluno/professor para 18;
  • Taxa de conclusão de cursos de graduação presencial para 90%.

Plano este que ainda desconhecido pela grande maioria da Comunidade Universitária (Estudantes, Professores e Servidores), devido a falta de interesse e engajamento por parte da Administração Superior em realizar um verdadeiro e amplo debate. É curioso observar que, durante a consulta para REItor, na qual os estudantes e servidores detém apenas 15% do peso dos votos em cada categoria, e os professores 70%, o Professor Ícaro de Souza se mostrou bastante interessado em procurar votos em toda universidade realizando debates. Os estudantes no Consuni propuseram o adiamento da votação, no mínimo em uma semana, tendo estes o microfone cortado e a votação encaminhada sem as ponderações dos conselheiros estudantis. Vale ressaltar que, os conselheiros receberam o projeto da UFC, sem os anexos, no início do Consuni, e que o orçamento não estava concluído.

Diferentemente do que foi notificado pela Administração Superior da Universidade, a truculência e a violência não partiu dos estudantes, mas sim da segurança terceirizada da UFC sob ordens do REItor. E por que toda essa truculência? Pelo simples fato de reinvidicarmos o nosso direito democrático a voz na reunião do CONSUNI nesse momento histórico que vai determinar os rumos nos próximos cinco anos, pelo menos, da nossa tão amada universidade. O REItor afirmou em sua nota, publicada em 23 de outubro, que "a segurança da universidade agiu de forma comedida e profissional". Agiu mesmo. Os ferimentos e hematomas deixados em nós estudantes evidenciam o "profissionalismo" da segurança. Vale ressaltar que, não se vê nos campi da UFC, onde ocorrem assaltos e tentativas de estupro, tanta proteção quanto estava a reitoria no dia do CONSUNI.

Em virtude do ataque ao direito de voz dos estudantes, na última terça-feira, 23 de outubro de 2007, o Conselho de Entidades de Base (CEB), instância deliberativa do Movimento Estudantil, que congrega os Centros Acadêmicos, Diretórios Acadêmicos, Diretório Central dos Estudantes e Conselho de Residentes Universitários, deliberou democraticamente a realização de um ato nos jardins da reitoria para quinta-feira, 25 de outubro, pautando:

  • A revogação da última reunião do CONSUNI, que aprovou a adesão ao Reuni;
  • Contra a repressão ao Movimento Estudantil das Universidades;
  • Por mais democracia na UFC;
  • Paridade já!

Hoje, 25 de Outubro, fizemos o nosso ato com quase 500 estudantes. Esses decidiram ocupar o gabinete do REItor Ícaro de Souza Moreira, que não se encontrava. Fomos recebidos por quatro Pró-Reitores que tiveram o seu direito a voz garantido pelos manifestantes, o que demonstra que o ato foi pacífico e democrático. Recebemos da Administração Superior a proposta de uma audiência com o REItor às 9 de manhã da sexta-feira no auditório da Reitoria. Em virtude disso, declaramos Estado de Mobilização Permanente até a audiência e ocupamos a reitoria. Pela parte da tarde recebemos nova visita dos Pró-Reitores, que nos informaram que o REItor exige a desocupação da reitoria como condição essencial para abertura ao diálogo. Então, por unanimidade, os estudantes deliberaram pela continuidade da ocupação da reitoria da UFC em virtude da arrogância e prepotência do Sr. Ícaro de Souza Moreira.

O ano de 2007 já está marcado na história das Universidades Públicas Brasileiras como um dos anos de maior resistência dos verdadeiros defensores da universidade pública, gratuita e de qualidade: os Estudantes. Diversas ocupações de reitorias ocorreram e ocorrem nesse ano, mostrando a indignação dos estudantes com a situação precária do ensino público das universidades. Nas últimas administrações ocorreram ocupações na reitoria da UFC e nem por isso nossos ex-reitores se negaram a dialogar democraticamente com os estudantes. Inclusive nesse mesmo ano de 2007 os Residentes Universitários da UFC, com o apoio do Movimento Estudantil, garantiram uma nova residência universitária para estudantes carentes, através da ocupação da reitoria no último dia 28 de março.

Não podemos aceitar calados depois de 22 anos do fim da ditadura militar nesse país, o ressurgimento de atitudes autoritárias, anti-democráticas, repressoras e fascistas na nossa universidade. Nem as balas e as torturas da ditadura militar calaram a voz do Movimento Estudantil. Não vai ser um REItor que tentou se eleger nas férias, que aumentou a taxa de inscrição e reduziu o número de isenções do vestibular, que mandou espancar os estudantes, que mente perante a toda sociedade, que vai calar nossa voz!

Por isso conclamamos à todas/os aqueles que defendem a democracia e uma universidade voltada para os interesses do povo brasileiro, a se somar a nós nesse momento de luta e de resistência.

SOLIDARIEDADE À TODAS AS OCUPAÇÕES DE REITORIAS! DEMOCRACIA NA UFC! PARIDADE JÁ! REVOGAÇÃO DO CONSUNI QUE APROVOU O REUNI!

Um comentário:

Unknown disse...

Eu gostaria de saber,a história da Reitoria.