quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Reitoria Ocupada!

Hoje pela manhã cerca de 400 estudantes se reuniram em um ato em frente a reitoria da Universidade Federal do Ceará que resultou na sua ocupação. O ato visava manifestar o repúdio à maneira com que se aprovou o projeto de adesão da UFC ao REUNI e a agressão física sofrida pelos estudantes por parte da reitoria durante o CONSUNI- Conselho Universitário. Também visava protestar contra a disparidade nas decisões dentro da universidade e exigir democracia interna.

A aprovação do REUNI se deu na sexta-feira, 19 de outubro, durante a reunião do CONSUNI, orgão deliberativo da UFC. Na ocasião a comunidade universitária, que deveria ter livre acesso à reunião, foi impedida de participar. Os estudantes que tentaram entrar na sala onde acontecia a reunião foram violentamente reprimidos pela segurança da UFC.

A adesão ao Reuni foi decidida sem debate com a comunidade universitária, tanto que os conselheiros só receberam o projeto completo no exato momento em que acontecia a reunião do CONSUNI. O projeto tem aproximadamente 140 páginas e só se pôde ter acesso a 26 páginas.

A questão fica: Como um projeto pode ser aprovado se não foi inteiramente lido, e posteriormente, debatido?


A manifestação do dia 25/10/2007 teve como eixo as seguintes prioridades:
1)Fascismo/Repressão dos seguranças;
2) Democracia;
3) Revogação do CONSUNI;
4) Paridade na UFC.
Mais informações pela tarde.

2 comentários:

ze rodolfo disse...

DCE UFF:

Moção de apoio à ocupação da reitoria da UFC,

O Decreto do REUNI tem em sua natureza o que há de mais autoritário e truculento, é uma chantagem, um suborno, um ultimato do governo. No Brasil inteiro temos visto ser reproduzida pelos reitores toda essa truculência, principalmente com o movimento estudantil, o DCE da UFF está na luta contra o REUNI e entende que essa é uma luta nacional baseado nisso, prestamos total apoio às mobilizações que tem se multiplicado contra a transformação das Universidades públicas em escolões de terceiro grau.
Apoiamos a Luta dos estudantes da UFC ocupados na reitoria contra o golpe empreendido pela administração para aprovar a toque de caixa adesão ao REUNI , repudiamos as agressões que foram dirigidas aos estudantes no conselho universitário que tratou do tema e nos solidarizamos aos estudantes que hoje ocupam a reitoria da UFC.
No país inteiro o movimento estudantil tem se levantado e já são várias as reitorias ocupadas e votações impedidas: UFC, UFS, UFES, UFRJ, UNIRIO, UFRRJ, UNIFESP, UNIR, UFBA, UFPR, UFJF, etc... . Aqui na UFF a marca da truculência foi vista quando o reitor mandou a policia federal para nos reprimir e somente depois de avanços na negociação desocupamos a reitoria , pior aconteceu na UNIFESP onde a tropa de choque foi chamada para desocupar, precisamos estar unidos pois o inimigo é forte. Se eles têm cassetetes e dinheiro para chantagear, nós temos nosso grito e vontade de lutar. Estamos juntos, UFC estamos com Você !

“Sonho que se sonha só é só um sonho, se lutamos juntos mudamos a realidade

Vicente disse...

Avaliação das causas que levam ao fracasso o movimento estudantil na UFC
Caso da Ocupação contra o Reuni

Para além da crítica ao Reuni que motivaram o movimento ocupar a Reitoria por um período até extenso, visto que poucos quadros realmente se entregaram a sustentar e levar adiante a ocupação. Temos o grande problema de não encararmos a luta contra o Reuni a favor da universidade pública, laica, gratuita, para todos e com qualidade como um eixo fundamental para a conquista dos estudantes que a esse movimento se somaram e arduamente sustentaram a ocupação, que por sua vez gerou debates, fatos políticos, uma verdadeira agitação e diálogos sobre o projeto Reuni. O trabalho fraquejou a partir do momento que correntes, grupos organizados atrelados a posições partidárias e próprios partidos, começaram a se digladiarem para realizar demarcações políticas partidárias dentro do movimento, em detrimento daquilo que deveria ter sido sempre o eixo fundamental de nossa luta. Ao invés de unidade, questão quase que impossível dentro de um movimento tão fragmentado, carregado de intransigências ideológicas e ausência de comprometimento tanto teórico quanto prático a causa maior, saibamos a luta para barrar o Reuni e o levantamento de bandeiras que propusessem levar a universidade a uma transformação em toda sua estrutura acadêmica, física e assistencial estudantil. Construir quadros com estudantes independentes nas bases e não tentar convence-los a se filiar a partidos, a correntes e a organizações, ou leva-los a se posicionar contrários a correntes “A”, “B” ou “C”. Diziam que não poderíamos nos restringir a ocupação, de fato concordamos plenamente, mas durante esse processo de campanha contra o Reuni, não somente na UFC, mas nacionalmente os fatos de maior relevância a nível conjuntural, foram às ocupações de reitorias, e se não tivessem elas acontecido não se iria ouvir falar muito sobre Reuni tanto quanto se ouviu nesses últimos dias, toda comunidade acadêmica e sociedade civil acompanha a luta contra o Reuni a partir da mobilização dos estudantes ocupados em reitorias, essas foram o espelho, o difusor e continuam sendo como também as discussões dentro da universidade, as passagens em sala, nas rodas de conversas dos estudantes, nos CA’s e em toda propaganda e agitação utilizada. Mas se nós nos tivéssemos feito valer de todos esses mecanismos em prol de nossas causas maiores, teríamos uma outra conjuntura hoje, conquistas e vitórias. Mas não temos, poderíamos ter se trabalhássemos de fato juntos, não se valendo de nossos uniformes e bandeiras partidárias e de demarcações políticas de nossos grupos. Valendo-se de uma real unidade com eixos claros e métodos democráticos e transparentes. Enquanto isso não existir, estaremos fadados a fracassos sobre fracassos.