sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Moções de apoio aos estudantes da UFC

Nós, professoras abaixo assinadas do Campus Avançado de Sobral, com todo o respeito a toda Administração desta Universidade, manifestamos nosso apoio aos estudantes da UFC que têm se posicionado de forma corajosa e veemente contra o processo que desencadeou a aprovação de adesão da UFC ao REUNI. Acreditamos que a Universidade é um espaço de exercício dos princípios de liberdade, autonomia e democracia. Éticas que consolidam a formação de seres humanos comprometidos com a construção de outro mundo melhor e possível! Que a luta desses estudantes sirva de exemplo de engajamento, coragem e força, a toda a comunidade universitária e à sociedade brasileira, por acreditarem que de forma coletiva e transparente conseguiremos construir sempre a Universidade que queremos! Aos estudantes do curso de Psicologia da UFC/Sobral unidos à essa causa, nossa admiração pela forma madura com que têm agido e aprendido com essa experiência de vida! Não à violência e muita paz no coração!

Gislene Maia Macêdo - Professora Adjunta do Curso de Psicologia UFC/Sobral
Denise Vasconcelos - Professora Substituta do Campus UFC/Sobral


_________________________________________________________________

Nós, estudantes e trabalhadores militantes do Coletivo CAUS, manifestamos nosso apoio e solidariedade a todas as ocupações de reitorias que trouxeram como pauta a luta contra a aprovação do REUNI nas Universidades.

Entendemos que o REUNI representa mais uma ofensiva neoliberal para a Educação Brasileira que tenta transformar Universidades Federais em grandes "escolões" de ensino "superior", reservando pequenos espaços de excelência para produção de conhecimento voltado ao interesse e demandas da manitenção e aprimoramento do sistema capitalista.

As reitorias vêm aprovando o REUNI de forma autoritária e violenta em várias Universidades, fechando as portas para os estudantes e usando a antiga tática da pancadaria para afastar o Movimento Estudantil e demobilizar seus protestos.

Hoje não resta à juventude outra alternativa, senão combater toda e qualquer ofensiva dos defensores do sistema capitalista para retirar do povo o direito à educação de qualidade que sirva as demandas da classe trabalhadora. Para fazer parte desta luta, acreditamos na capacidade de resistênciae combatividade o movimento estudantil.

Temos força e, mesmo sofrendo traições em muitas etapas da nossa caminhada de luta, precisamos nos manter firmes e não recuarmos na luta por uma sociedade justa que garanta os direitos essenciais de cada trabalhar.


Salvador 24 de outubo de 2007
Coletivo CAUS
_________________________________________________________________
DCE UFF
Moção de apoio à ocupação da reitoria da UFC,
O Decreto do REUNI tem em sua natureza o que há de mais autoritário e truculento, é uma chantagem, um suborno, um ultimato do governo. No Brasil inteiro temos visto ser reproduzida pelos reitores toda essa truculência, principalmente com o movimento estudantil, o DCE da UFF está na luta contra o REUNI e entende que essa é uma luta nacional baseado nisso, prestamos total apoio às mobilizações que tem se multiplicado contra a transformação das Universidades públicas em escolões de terceiro grau. Apoiamos a Luta dos estudantes da UFC ocupados na reitoria contra o golpe empreendido pela administração para aprovar a toque de caixa adesão ao REUNI , repudiamos as agressões que foram dirigidas aos estudantes no conselho universitário que tratou do tema e nos solidarizamos aos estudantes que hoje ocupam a reitoria da UFC. No país inteiro o movimento estudantil tem se levantado e já são várias as reitorias ocupadas e votações impedidas: UFC, UFS, UFES, UFRJ, UNIRIO, UFRRJ, UNIFESP, UNIR, UFBA, UFPR, UFJF, etc. Aqui na UFF a marca da truculência foi vista quando o reitor mandou a policia federal para nos reprimir e somente depois de avanços na negociação desocupamos a reitoria, pior aconteceu na UNIFESP onde a tropa de choque foi chamada para desocupar, precisamos estar unidos pois o inimigo é forte. Se eles têm cassetetes e dinheiro para chantagear, nós temos nosso grito e vontade de lutar. Estamos juntos, UFC estamos com Você !
“Sonho que se sonha só é só um sonho, se lutamos juntos mudamos a realidade

Um comentário:

Unknown disse...

MOÇÃO DE APOIO AO MOVIMENTO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM LUTA


O Diretório Acadêmico “Honestino Guimarães” e o movimento estudantil do CUFSA, de Santo André /SP, que exige antes de mais nada “ Fora Odair Bermelho” e a reforma universitária , representado pela comissão de comunicação, vem a público declarar o seu apoio à UFC, pelos estudantes heróicos que tiveram a corajem de se levantar contra a precarização e desumanização do ensino em sua universidade e em nosso país.
Vimos também declarar que estamos juntos na luta contra o REUNI, que somente servirá para legitimar as tão comuns medidas de sucateamento do ensino superior que temos presenciado nas universidades pelo país.
Temos que conscientizar a população de que esta luta é de todos e que é de suma importância a participação da sociedade nestas discussões.
Sigamos em luta até a vitória!


Todo o apoio aos que se indignam e que enfrentam as injustiças sociais!


A imposição de medidas e decretos que ferem a autonomia universitária; o sucateamento de cursos, como a redução da grade curricular, falta de investimentos em infra-estruturas e instalações, contratações irregulares de docentes; as ações repressoras e intimidadoras, usando força policial, "homens seguranças contratados" e processos judiciais contra alunos e professores que se manifestam contrariamente a quaisquer destas ou outras situações semelhantes, demonstram, que não se tratam de simples coincidências.

Certamente, são modelos e medidas administrativas, inseridas num mesmo contexto político-econômico, que fazem parte de um processo de degradação da Educação no país, através da mercantilização do ensino superior, numa articulação entre o Estado e o mercado auto-regulador neoliberal, que servem para satisfazer a ânsia por lucros e a manutenção do controle político e econômico de uma elite nacional, indubitavelmente, comprometida com outras elites internacionais.

Precisamos nos mostrar preparados para os problemas do mundo moderno e reconhecer que, por sua complexidade e pela força das estruturas de poder vigentes, não nos resta alternativa senão fazermos valer nossa condição, em grande medida, privilegiada pelo acesso a educação superior, ainda que de forma precarizada, para então nos manifestarmos em defesa da Educação, de nossa sociedade e do nosso futuro.

O movimento estudantil que construímos atualmente pelo país, em que pesem as condições e circunstâncias locais, levanta as mesmas bandeiras, quais sejam, a bandeira da qualidade de ensino, da educação pública gratuita e laica, da autonomia universitária.

Toda a oposição e repressão contra os estudantes, e da forma contundente como vem ocorrendo, deixam clara a importância e a responsabilidade que estamos assumindo.

Por esta razão, aumenta enormemente a necessidade de nos unirmos e estabelecermos laços para conjuntamente construirmos estratégias de ações coerentes, além de solidarizações significativas e decisivas, que fortaleçam nossos movimentos e nos possibilitem alcançarmos conquistas.

O que deve ocorrer neste momento importante, é justamente a união dos movimentos estudantis pelo país, para formarmos uma coletividade que construa força própria para produzir intervenção política e social, capaz de atuar de forma independente e contínua.

Precisamos reagir não só para garantir nosso simples direito de acesso à Educação superior, mas também por condições cada vez melhores de aprendizagem e acesso à cultura, em todos os níveis escolares.

Precisamos conter a fragmentação do pensamento, que tende para o dimensionamento unilateral, da ideologia vigente neoliberal, e revertermos a lógica que nos impõe o "o que podemos saber" para a do "que devemos saber".

Educação não deve ser NUNCA mercadoria!

Saudações Estudantis de Luta e Solidariedade aos Colegas da UFC!
Essa luta é de todos nós!

“Queremos mais que uma ideologia para viver.
Queremos desenvolver expressões humanas de construção de sentido e de conhecimento.
Queremos ser capazes de refletir criticamente e de contestar coerentemente.
Queremos assumir a construção livre de nossa identidade e de nossos destinos.
Queremos formar uma coletividade e reconstruir a sociedade.
Queremos Educação pra valer!”


Blog da Ocupação da FSA: http://ocupacaofsa.blogspot.com/
Contatos: comissaodecomunicacaofsa@grupos.com.br
d.a.honestinoguimaraes.fafil@gmail.com
ocupacaofsa@gmail.com

Caros colegas, aqui em Santo André, a tropa de choque do Serra veio nos expulsar 2 vezes, por isso temos que nos levantar unidos contra esses absurdos.

Movimento Estudantil do Centro Universitário Fundação Santo André.
DIRETÓRIO ACADÊMICO “HONESTINO GUIMARÃES”